A Pré-história

Quem descobriu o Brasil e em que data?
Não foi Pedro Álvares Cabral e muito menos no dia 22 de abril de 1500.
O Brasil foi descoberto pelos seus primeiros habitantes, que aqui chegaram há milhares de anos, o que se comprova cientificamente através da datação de 12.000 anos, encontrada para o crânio de uma mulher, que foi achado no fundo de uma caverna, em Minas Gerais e se convencionou chamar Luzia.

Quais foram os primeiros habitantes da região de Barreiras, BA e que datas têm os vestígios que deles aqui ficaram? Até o momento sabemos que eram homens pré-históricos, que viviam em cavernas ou no alto das serras, utilizavam objetos e armas feitos de pedra lascada e polida, faziam utensílios de barro, enterravam os mortos em grandes potes de barro e expressavam seus pensamentos através de pinturas feitas nas paredes das grutas onde moravam. Todos esses vestígios são encontrados com abundância na nossa região, mas até agora não houve um estudo e nem foi feita a sua datação.

O Oeste baiano ofereceu condições ideais para a sobrevivência do homem na pré-história, com suas serras e grutas onde ele podia se abrigar, fartura de peixes, animais, frutas e raízes que lhe garantiam o alimento.

Pinturas rupestres em BarreirasPinturas rupestres em Barreiras
Pinturas rupestres nas grutas da região de Barreiras

Veja mais fotos de pinturas rupestres em Barreiras e região.

Podemos comprovar esta ocupação do espaço da região oeste na pré-história, através desses vestígios que resistem ao tempo, que, quando aparecem são noticiados através dos meios de comunicação locais, o que tem atraído a vinda de arqueólogos de várias Universidades federais, que aqui vêm por iniciativa própria e têm pedido para levar, com o fim de ser estudados e depois devolvidos, utensílios já coletados, muitos que até já estavam expostos no Museu de Barreiras, necessários à manutenção da vida e dos ritos de sepultamento dos mortos. Infelizmente não os devolveram e até os apresentaram em congressos como achados por eles próprios, ganhando prêmios.

Seria importante que a UFBA assumisse o quanto antes o material pré-histórico aqui já coletado, que já é suficiente para iniciar um museu, e fizesse gestões para recuperar o que foi levado como empréstimo.

Assim aparecem as grandes urnas mortuárias

Arqueologia em barreirasArqueologia em barreirasArqueologia em barreiras

Quanto às pinturas rupestres, se forem estudadas, poderão tornar a região de Barreiras, segundo afirmação da arqueóloga da Universidade Federal de Belo Horizonte, Profª. Alenice Baeta, o lugar ideal para se pesquisar como o homem evoluiu.

É todo um potencial de pesquisa e descobertas que a UFBA poderá desenvolver aqui na região, tendo ainda a capacidade de gerar emprego e renda, através do turismo científico.

Arqueologia em barreiras

Arqueologia em barreiras

Peças em exposição no Museu Histórico de Barreiras


Leia mais sobre a História de Barreiras:

9 ideias sobre “A Pré-história

  1. que legal ne so que eu queria pre historia que tivesse data o que tambem tivesse quais os principais fatos da epoca e tambem fotos {imagens } da epoca e pessoas tipicas por favor apareçe esse texto que eu to pidindo porfavor eu queor esse ai

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>