Barreiras no tempo do Brasil Português

As capitanias hereditárias – Barreiras nasceu pernambucana

O Brasil foi descoberto em 1500, mas os portugueses não estavam conseguindo realizar a colonização de uma terra tão vasta. Por isso o rei D. João III decidiu dividi-la em grandes lotes, as capitanias hereditárias, que seriam doadas, para colonização, aos nobres portugueses da sua confiança.

No dia 10 de março de 1534 foi assinada na cidade portuguesa de Évora a carta régia de doação da capitania de Pernambuco ao fidalgo Duarte Coelho Pereira, especificando a sua área, que começava à beira do mar, situando-se à margem esquerda do rio São Francisco – local onde também fica nossa região.

Muito dinâmico, Duarte Coelho fez Pernambuco prosperar com a produção de açúcar, tendo conseguido parceria com os banqueiros alemães da família Lintz, (que deram origem aos Lins do nordeste), os quais finaciaram os engenhos e a construção de barcos para transportar o açúcar para a Europa.

O regime das capitanias fracassou, pois apenas duas se desenvolveram: São Vicente, atual São Paulo, e Pernambuco, onde nossa região se situava. Desse modo, sinta orgulho de pertencer a essa capitania que properou!

Mais tarde Pernambuco foi invadido pelos holandeses, e alguns deles vieram para nossa área, onde se fixaram, originando-se daí os sobrenomes Wanderley (que era Van der Ley), e o nome João Maurício, em homenagem ao comandante holandês João Maurício de Nassau.

Carta de Sesmaria – Primeiro documento territorial de Barreiras

No tempo colonial, o que hoje se chama um título de terras, uma escritura, então se chamava Carta de Sesmaria e era pedida ao governante do local. No nosso caso, ao governante de Pernambuco, a quem foram solicitadas várias, inclusive a que se constituiu no primeiro documento territorial de Barreiras: a carta de sesmaria dada a Joan Martins, que abrangia um imenso território, de Angical até o cerrado, incluindo Barreiras. Temos cópia dessa Carta, reproduzida acima.
Leia mais sobre a História de Barreiras:

13 ideias sobre “Barreiras no tempo do Brasil Português

  1. Gostei muito de saber um pouco mais da cidade de origem da minha familia, “missão do aricobé”, mas ainda existe uma pequena vila que se chama aricobé, fica depois de missao do aricobé ainda, grande parte da familia da minha mãe mora nesta vila, mas de qualquer forma gostei bastante destas informações, pois nem sabia que a origem do nome aricobé vinha de uma tribo indigena.

  2. boa noite
    eu estou escrevendo para esse site porque gostaria de saber algumas coisas q talveís vcs possam me explicar vou contar o q sei eu sou brasileira meu none e maria aparecida sou neta de portugues e estou a procura de famíliares do meu avô em portugal o nomes do meu avõ e josé marques dos santos ele e filho de friciano marques dizem minhas tias q eles eram de um povoado chamado banco verde q fica perto do porto em portugal. mais em todos os site q entro para tentar encontra-los o nomes deles está relacionado com o da família barreto eu não sei se existe algum parentesco dos marques com os barretos porque eu não conheço a história da família direito as unicas coisas q sei e que meu avô era portugues veio para o brasil e foi direto para minas gerais para uma fazenda chamada fazenda santa cruz, na época os donos se chamavam armandinho e tinha o sobrenome de rocha o meu avô se chamava josé marques dos santos era filho de friciano marques ambos eram portugueses como eu disse meu avô veio para minas e foi trabalhar nessa fazenda chamada santa cruz casou-se com uma india q tinha um casal de filhos não sei o nome da india só sei q ele criou os filhos da india e teve mais quatro ou cinco filho com ela, quando ela morreu ele casou com a entiada q no caso era filha da india q vem a ser minha avó ela se chamava maria fernanda dos santos e teve quatro ou cinco filho do portugues josé marques dos santos, mais o q mais me entriga q em todos os site q entro para procurar a minha família portuguesa os barretos e os gullar aparecem gostaria de saber se vcs fazem parte da familia dos marques ou se existe algum vinculo com as duas familias minhas tias dizem q a familia do meu avõ eram muitos ricos em portugal q ele mesmo falava q era muito rico em portugal falava para elas nunca se desfazerem do sobrenome marques porque ele era muito importante eles eram marquez só q tem muito tempo q estou procurando a família em portugal mais não consigo encontrar o alerta do google encontrou alguém da família tentei átraveís do google mandar e-mail mais eles não quiseram receber os e-mail assis foi a mensagém q eu recebia do google.
    se vcs tem algum parentesco com os portugues josé marques dos santos por favor me envia um e-mail para mariasantosfagundes@gmail.com

  3. Gilda,
    Breve faremos isso, falta muita coisa ainda para publicar, muita mesmo, nossa história é rica em grandes personagens como a família Melo.
    Fui vizinha sua, Gilda? Você é a irmã de Gilsa? Fomos colegas na escola de D. Juvinha, se você é quem estou pensando. Você vem a Barreiras? Gostaria muito de encontrá-la.

  4. Atenção parentes de Ana Maria de Souza, Antonio Joaquim de Souza, Tio Martin, Tio Manoel filhos de Joaquim Antonio (se não estou enganado) de Barreiras Bahia ou de qualquer lugar no Brasil estou buscando contato. Antonio Joaquim de Souza nasceu em 06/09/1906 e faleceu em 14/05/1995 e foi casado com Marcionilia Candida de Souza.

  5. Olá pessoal!!!! sou neto de portugues tb. da cidade de Guimaraes em Portugal. Meu avo era da familia vieira de mello (sei disso pq. um filho que ele teve em portugal chamava se: Rodrigo Vieira de Mello. Se alguem tiver noticias mande um email para mim… melloreis@gmail.com

    Obrigado a todos!!!

  6. Sra. Ignez Pitta, estou realizando uma pesquisa histórica sobre a região Oeste da Bahia, e pela internet acabei encontrando este site sobre o município de Barreiras. O documento de doação de sesmaria aqui publicado não se encontra na íntegra. Onde é possível encontrar uma cópia? Agradeço desde já.

  7. Peço a gentileza de me informar, se existe algum registro da Família De Faria em Barreiras. Obrigada.

  8. Contado com familia DE SOUZA, de Barreira BA, ou ramificações em São Paulo e bairros, Osvaldo Cruz SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>