História do Aeroporto de Barreiras

Outro fator decisivo foi a situação geográfica de Barreiras, situada no centro do Brasil, com um rio navegável que fazia a sua ligação com Juazeiro, onde havia trem de ferro para Salvador. Isso possibilitou a escolha de Barreiras para sediar um aeroporto que serviria de ponto de apoio ao desenvolvimento da aviação no Brasil, devido à possibilidade de trazer-se para aqui o combustível necessário ao abastecimento dos aviões.

Iniciou-se a construção do aeroporto em 1937, e em 1940, com a inauguração do novo aeroporto, a viagem Miami- Rio de Janeiro foi reduzida de 5 para 3 dias.
Logo a seguir veio a 2ª Guerra Mundial, quando o aeroporto se tornou base aérea americana, para os aviões que iam bombardear a África. Ao fim da guerra, em 1945, passou a ser o ponto de apoio para a aviação civil, com vôos de todo o Brasil, que aqui se abasteciam.

aviao3.jpg
Leia mais sobre a História de Barreiras:

10 ideias sobre “História do Aeroporto de Barreiras

  1. Amigo bom dia tenho uma foto do aeroporto de Bareira do ano de 1963 a foto tem o nome AEROPORTO DE BAREIRAS BAIHA E EBREMA DA PAINER caso tenha enterce pela pela foto mande um e-mail para ANTONIO CARLOS BRANCO
    RUA MONTEIRO LOBATO 1237
    CP 14787850
    FONE XX 16 97851248 32022193
    JABOTICABAL SP

  2. Meus parabéns, quando começei a ler o site, procurei logo e já fiquei imaginando que a proprietária seria minha vizinha! E realmente é. Minha congratulações, felicidades e muito sucesso, sempre!

    Pedro Anselmo V. Nunes Filho

  3. Nossa, muito bom essas fotus sobre o nosso aerorporto. Realmente, Barreiras tem prestígio no cenário da aviação nacional, pena que hj, tudo esteja tão parado. Barreiras merece muito mais!!

  4. Cunhada , parabéns pela dedicação em registrar a nossa história, fiquei emocionada e ao mesmo tempo grata por oportunizar nossos alunos e nós professores, este acervo de conhecimentos.

  5. Senhores editores.

    Tenho notado que em nenhum relato histórico o DERBA é citado como o órgão que efetivamente deu início a abertura das rodovias na região, mesmo antes do 4º BEC se instalar na região.

    A BR-242 da divisa de Barreiras, até Ibotirama foi implantada em leito natural pela residência do DERBA em Barreiras, bem como Barreiras à Riachão das Neves, Br-242-Barra.

    Atenciosamente

    Maurício De Aguiar Fernandes

  6. Essa Historia é verídica… mais muitos acham que esse aviões foram jogar as bobas em Hiroshima e Nagasaki… e essa Historia faz sentido. ???

  7. estou fazendo pesquisas em série para montar um artigo sobre o aeroporto, esse site é muito bom(inclusive vou colocar na biografia do artigo).Gostaria de saber mais informações sobre o aeroporto de Barreiras, Bahia.
    Agredeço a atenção!

  8. Eu vendo estas imagens agora,fiquei arrepiado.contribui muito para esta construção quando servi o exercito trabalhei na construção da pista.Ano de 1985/1986

    Soldado Moitinho número de guerra 677

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>